terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Um pouquinho do nosso trabalho... Marta de Oliveira e Joseane de Oliveira*

*Professoras formadas no magistério, cursando pedagogia e atualmente estagiárias de inclusão pela Prefeitura Municipal de Canoas

O movimento de inclusão enfatiza a necessidade de alcançarmos uma educação de qualidade a todos. Que seja voltada para o respeito e valorização das diferenças.

Tivemos a alegria de participar deste processo juntamente com todos que acreditam na importância de uma sociedade acolhedora. E conviver diariamente com crianças que nos ensinaram a importância da palavra amor.

Proporcionamos atividades que tivessem como objetivos:

  • Utilizar da forma lúdica como elo da aprendizagem.

  • Possibilitar a integração física, emocional, afetiva e cognitiva nas atividades propostas.

  • Despertar a afetividade, expressividade emocional, autoconsciência e auto-aceitação.

  • Trabalhar a socialização, integração, vínculo afetivo e diversidade.

  • Desenvolver a motricidade e expressão corporal trabalhando o cognitivo através da arte.

  • Expressar sentimentos, medos e opiniões, tendo como alvo a troca de experiências e os conhecimentos adquiridos entre os alunos.

Atividades realizadas diariamente com os alunos no projeto estagiárias de inclusão.

Aluno: Gabriel Heida
Aluno: Thiago
Aluna: Kátia

Aluna: Giovana
Aluno: Leonardo
Aluna: Evelyn

Atividade Complementar de Alfabetização

Com ênfase nas dificuldades de alfabetização dos alunos e os obstáculos enfrentados pelos educadores em seguir o conteúdo para os demais, propomos uma atividade complementar de alfabetização. Pois todos juntos criaremos propostas eficazes capazes de construir caminhos.

Nossos artistas!!!

Encerrando nossas atividades...

A nossa vida é motivada quando encontramos resultados e quando enxergamos que o nosso trabalho além de sementes, gerou frutos...

Temos a felicidade em dizer que ao iniciarmos o nosso trabalho encontramos um caminho longo e distante, porém após alguns meses descobrimos que a palavra recomeçar nos perseguiu durante meses.

E a persistência e a fé nos fez acreditar além.

Ao final desta caminhada e ao analisar os resultados, ficamos intensamente satisfeitas que houve progressos. O mais importante é que nem eles e nem nós encerramos esta caminhada da mesma maneira que começamos. E a vida é um eterno recomeçar!!

Trabalhar com a educação especial foi a oportunidade que tivemos de ensinar mas ao mesmo tempo aprendemos muito.Conviver com essas crianças diariamente é um desafio as nossas habilidades e conhecimentos pois aprendemos que estamos em um processo de mudança e transformações e de muito aprendizado. Feliz é aquele que na sua caminhada é capaz de admirar estes sorrisos e conviver diariamente com eles!

Agradecemos aos professores que fizeram parte desta caminhada.

Um comentário:

  1. Gurias!

    Parabéns pelo bonito trabalho que estão realizando! Que vocês continuem trilhando uma bela caminhada como educadoras, carregando com vocês sempre este sentimento, de uma educação mais humana, onde as diferenças são sempre valorizadas!

    Abraços!

    ResponderExcluir