terça-feira, 27 de setembro de 2011

Para aprender a incluir

Programas do MEC fornecem recursos e formação para facilitar a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais

Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

O que é
Formação de professores para disseminar a política de educação inclusiva. Profissionais dos chamados municípios-pólo participam do treinamento e atuam como multiplicadores, repassando as discussões para os colegas de cada cidade.

O que já fez
Cursos em 162 municípios-pólo com a formação, em 2008, de 12.708 professores em todo o Brasil.

Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial - modalidade à distância

O que é
Especialização, extensão ou aperfeiçoamento para professores da rede pública, oferecidos por uma rede nacional de instituições públicas de educação superior.

O que já fez
Cursos para 8.500 professores, em 2008, ministrados em 18 instituições públicas de educação superior.

Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais

O que é
Fornece materiais pedagógicos, equipamentos e móveis para o atendimento educacional especializado.

O que já fez
Criou, entre 2005 e 2008, 5.551 salas.

Programa Escola Acessível

O que é
Aloca recursos para a adequação de prédios escolares para a acessibilidade.

O que já fez
Investiu R$ 30,8 milhões em 2007 e 2008 para a adaptação dos edifícios.

Programa BPC na Escola

O que é
Monitoramento do acesso e da permanência na escola dos alunos com deficiência na faixa etária de 0 a 18 anos que são beneficiados pelo programa Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

O que já fez
Desde 2006, cruza os dados de matrículas com os de beneficiários do BPC. Os números mostram que, em 2009, cerca de 70% dos portadores de deficiência com idade entre 0 e 18 anos atendidos pelo programa estão fora das escolas.

Quer saber mais?

Site do MEC: www.mec.gov.br, e-mail: seep@mec.gov.br, tel: (61) 2104-9258 / 2104-8651


Fonte: Site da Revista Nova Escola

A legislação educacional que trata da inclusão



1. Constituição de 1988 (consultar o artigo 208)

2. Lei 7.853, de 1989, dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social

3. Estatuto da Criança e do adolescente, de 1990

4. Íntegra da Declaração de Salamanca, de 10 de junho de 1994, sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais

5. Capítulo da LDB, de 1996, sobre a Educação Especial

6. Decreto nº. 3.298, de 1999, regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência

7. A lei 10.172, de 2001, aprova o Plano Nacional de Educação que estabelece vinte e oito objetivos e metas para a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais

8. Resolução número 2, de 11 de setembro de 2001 que institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica

9. Íntegra do Decreto no. 3.956, de outubro de 2001, que promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção da Guatemala)

10. Resolução do Conselho Nacional de Educação nº1/2002, define que as universidades devem prever em sua organização curricular formação dos professores voltada para a atenção à diversidade e que contemple conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais

11. A lei nº 10.436/02 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de
comunicação e expressão

12. Decreto No. 5.626/05 - Dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras

13. Decreto número 6.571, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado

14. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

Fonte: Site da Revista Nova Escola

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conheça essa Turma!





"Uma turminha diferente, disposta a quebrar preconceitos. Esta era a proposta do cartunista Victor Klier ao criar a "Turma da Febeca", cujas histórias em quadrinhos abordam diversas formas de deficiência, com o objetivo de esclarecer a população".

Fonte: http://www.saci.org.br/

Visite o site: http://www.megaterio.com.br/febeca/ e conheça essa turma!


Pequenos Gestos

Clique na imagem para ampliá-la!

Para refletirmos sobre as barreiras que encontramos no nosso dia a dia... E só de pensar que às vezes as soluções seriam tão pequenas, mas a falta de um olhar voltado para um mundo mais igual, faz com que pequenos detalhes possam se tornar tão grandes, quando se tornam obstáculos, como uma calçada alta...
Mas pequenos gestos, como o da "Mônica", ainda podem fazer a diferença na vida de alguém... Vamos ser mais solidários!

Você pode ver mais histórias no site:


Quadrinho - Síndrome de Down