quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Festa de Natal
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Dinâmica de Natal
- Vamos iniciar com a pessoa mais jovem do grupo:
- Você é muito jovem, por isso entregue seu presente para a mais séria do grupo;
- Deixe de ser tão sério e procure um colega que esteja com o batom mais vermelho e dê o presente a ela;
- Que belo batom! Agora procure um colega que tenha cabelos brancos e lhe dê o presente.
- Você é autêntico! Precisa procurar o colega mais baixinho para que ele receba o presente.
- Você é baixinho, mas tem um grande coração, entregue o presente para o mais alto do grupo.
- Já que você é alto, olhe por cima e descubra quem tem o cabelo mais curto e lhe dê o presente.
- Gostou do seu presente? Então procure o colega com o cabelo mais longo e dê a ele o presente.
- Muito bem! Seu cabelo é grande, mas agora queremos descobrir quem é o mais magro do grupo e dê o seu presente.
- Agora procure o mais gordinho e dê seu presente.
- Isso não é gordura, é excesso de gostosura. Procure alguém simpático para dar seu presente.
- Procure alguém de óculos.
- Já que você enxerga bem, procure alguém com roupa bonita.
- Você é elegante, portanto procure alguém que se vista esportivamente.
- Você precisa encontrar alguém que tenha não use aliança.
- Agora procure alguém que goste de festa.
- Antes de entregar seu presente, cante uma música, quem souber continuar, ganhará seu presente.
-Escolha alguém que você julgue ser contador de piada e dê seu presente.
-Agora conte uma piada e depois dê seu presente para aquele que rir mais alto.
- Saber rir é bom, por isso você foi escolhido para desfilar seu sorriso. Durante o desfile escolha alguém para dar seu presente.
- Feche os olhos e caminhe até esbarrar em alguém, então dê seu presente.
- Descubra quem está mais ansioso e dê seu presente.
- Procure perceber quem está com fome e dê seu presente.
- Diga uma rima com seu nome e depois dê seu o presente a quem for o próximo pelo lado direito.
- Procure quem está mais distante de você que ainda não recebeu o presente.
- Agora observe quem está mais próximo e lhe dê o presente.
-Cante o hino do seu time e descubra quem não gostou e lhe dê o presente.
- Ache alguém que torça para seu time e lhe dê o presente.
-Faça uma revelação: Qual seu maior sonho e depois olhe para os lados e perceba quem fez a expressão mais assustada e lhe dê o presente.
- Agora cante uma música infantil e quem gostar irá lhe abraçar para receber o seu presente.
- Já que você teve iniciativa, procure alguém que você julgar carinhoso e lhe dê o presente.
- Faça uma declaração de amor e quem gostar venha receber o presente.
- Sua disponibilidade foi reveladora, agora disponibilize seu presente para quem você julgar inquieto.
- Aquiete-se e escolha alguém para dar seu presente.
-Quem ri por último ri melhor, veja quem não ganhou e lhe dê o presente.
- Parabéns! Você é muito alegre. Por isso divida o conteúdo do presente com todos do grupo, pois o objetivo da dinâmica é fazer com que todos possam sorrir com você.
Ida e laurita prepararam com MUITO carinho para o grupo este mimo, na nossa despedida das atividades de 2011...
Que 2012 venha cheio de ENERGIA, fortalecendo ainda mais nossa identidade de grupo, para que juntos possamos vencer os desafios da Educação Especial, compartilhando, trocando ideias, dividindo, trazendo e levando novidades... Enfim, que juntos possamos fazer dos nossos encontros um espaço onde possamos ensinar a aprender cada vez mais!
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Visita da Pingo
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Um pouquinho do nosso trabalho... Marta de Oliveira e Joseane de Oliveira*
O movimento de inclusão enfatiza a necessidade de alcançarmos uma educação de qualidade a todos. Que seja voltada para o respeito e valorização das diferenças.
Tivemos a alegria de participar deste processo juntamente com todos que acreditam na importância de uma sociedade acolhedora. E conviver diariamente com crianças que nos ensinaram a importância da palavra amor.
Proporcionamos atividades que tivessem como objetivos:
Utilizar da forma lúdica como elo da aprendizagem.
Possibilitar a integração física, emocional, afetiva e cognitiva nas atividades propostas.
Despertar a afetividade, expressividade emocional, autoconsciência e auto-aceitação.
Trabalhar a socialização, integração, vínculo afetivo e diversidade.
Desenvolver a motricidade e expressão corporal trabalhando o cognitivo através da arte.
Expressar sentimentos, medos e opiniões, tendo como alvo a troca de experiências e os conhecimentos adquiridos entre os alunos.
Atividades realizadas diariamente com os alunos no projeto estagiárias de inclusão.
Atividade Complementar de Alfabetização
Com ênfase nas dificuldades de alfabetização dos alunos e os obstáculos enfrentados pelos educadores em seguir o conteúdo para os demais, propomos uma atividade complementar de alfabetização. Pois todos juntos criaremos propostas eficazes capazes de construir caminhos.
Nossos artistas!!!
Encerrando nossas atividades...
A nossa vida é motivada quando encontramos resultados e quando enxergamos que o nosso trabalho além de sementes, gerou frutos...
Temos a felicidade em dizer que ao iniciarmos o nosso trabalho encontramos um caminho longo e distante, porém após alguns meses descobrimos que a palavra recomeçar nos perseguiu durante meses.
E a persistência e a fé nos fez acreditar além.
Ao final desta caminhada e ao analisar os resultados, ficamos intensamente satisfeitas que houve progressos. O mais importante é que nem eles e nem nós encerramos esta caminhada da mesma maneira que começamos. E a vida é um eterno recomeçar!!
Trabalhar com a educação especial foi a oportunidade que tivemos de ensinar mas ao mesmo tempo aprendemos muito.Conviver com essas crianças diariamente é um desafio as nossas habilidades e conhecimentos pois aprendemos que estamos em um processo de mudança e transformações e de muito aprendizado. Feliz é aquele que na sua caminhada é capaz de admirar estes sorrisos e conviver diariamente com eles!
Agradecemos aos professores que fizeram parte desta caminhada.